top of page
27544927_703876430000078_3575046149134924482_n_edited_edited_edited_edited.jpg
WhatsApp Image 2024-02-11 at 19.19.39.jpeg

A HISTÓRIA DO MANTIQUEIRA

A trajetória do Policialzinho nas Serras.

O cão-pastor-da-mantiqueira, também chamado de "policialzinho", é uma raça de cães boiadeiros, empurradores de gado, de  porte médio que teve origem na Serra da Mantiqueira, na Região Sudeste brasileira.

 O apelido policialzinho talvez esteja realmente ligado a sua ancestralidade ou talvez apenas à aparência semelhante ao "policial" (como pastores alemão, belga, holandês, etc), mas de menor porte.

A primeira teoria de origem, considerou que pela aparência e aptidão para pastoreio, o pastor-mantiqueira poderia descender  das raças pastor belga e pastor holandês, e , talvez até  de alguns antecessores do Pastor Alemão,

Mas, o pastor-da-mantiqueira pode ser, mais provavelmente, um descendente de cães ibéricos, como das raças Pastor garafiano e Pastor basco — ambas muito mais semelhantes ao cão brasileiro, em especial o Pastor garafiano — e até mesmo do Can de Palleiro; estas três raças citadas são de origem espanhola, e poderiam ter chegado ao Brasil durante a União Ibérica, o que é mais provável, além do que estas raças também compartilham grande similaridade física com o pastor-da-mantiqueira. Cães pastores de origem portuguesa, como o Cão-da-serra-da-estrela, também podem ter contribuído com a formação do Pastor da Mantiqueira.

​

Seja qual for a origem o que é certo é que esses ascendentes trazidos da Europa,  teriam chegado à Serra da Mantiqueira no século XX, e nesta região cruzaram entre si e teriam sido selecionados na lida diária com os rebanhos, pelos peões e pelos tropeiros.

​

Estes trabalhadores precisavam de um bom cão rústico de pastoreio, ágil, forte e resistente para conduzir a boiada por caminhos em que o peão em seu cavalo tinham dificuldade para chegar, devido ao relevo acidentado com declives muito acentuados da Serra da Mantiqueira. E dentro do que sabiam, sempre buscavam acasalar os cães que melhor atendiam as suas necessidades. Com esta seleção durante décadas surgiu a raça.[6] A dificuldade de acesso a serra da mantiqueira também ajudou a manter o plantel da raça relativamente puro e preservado, afastado de genes exóticos de outras raças.

Pastor da Mantiqueira: Bem-vindo
Pastor da Mantiqueira: Sobre

PADRÃO

 

 

​

WhatsApp Image 2024-02-11 at 17.46.42.jpeg
WhatsApp Image 2024-02-11 at 16.54.13.jpeg
WhatsApp Image 2024-02-11 at 19.33.17.jpeg
bottom of page